data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Até o dia 11 de junho, alunos das escolas estaduais de todo o Rio Grande do Sul participam de testes para que a Secretaria Estadual de Educação possa avaliar a aprendizagem durante a pandemia. A aplicação do "Avaliar é Tri", que é feita de forma impressa ou digital, iniciou em 24 de maio.
São avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais.
Atividades presenciais seguem suspensas na UFSM até 30 de junho
De acordo com a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas de forma individualizada.
- Para saber onde estamos e saber que caminho tomar para nos levar aonde queremos é que estamos lançando essa avaliação diagnóstica, a maior que será realizada no Rio Grande do Sul, envolvendo quase 680 mil alunos. A partir dela, com a devolutiva que será dada para cada aluno em cada escola, estaremos fortalecendo um sistema de monitoramento pedagógico permanente de apoio aos professores para que não se criem lacunas de aprendizado. É uma cultura nova de intervenção pedagógica na hora certa, do jeito certo - detalhou Raquel.
Participam da avaliação os alunos das 2,4 mil escolas estaduais do RS. Os testes são aplicados de forma escalonada, por causa das restrições impostas pela pandemia.